O que é freelancer? | Saiba tudo sobre agora!

Seja por falta de oportunidade no mercado de trabalho, por precisar de um dinheiro extra para ajudar nas despesas do mês ou mesmo por optar por um modelo de trabalho mais independente, muita gente atua hoje como freelancer – ou freela, como é popularmente conhecido. Mas… você sabe o que é freelancer? Ou só ouve falar?

Melhor qualidade de vida é a expectativa de quem quer viver como freelancer. Claro, essa não é a única razão para se tornar um. No entanto, deve-se levar em conta que 51% dos freelancers não mudarão para um emprego tradicional, independentemente do salário oferecido.

Esses dados aparecem na pesquisa Freetrain e são usados ​​para explicar o crescente interesse em carreiras. De fato, muitas pessoas decidiram se tornar freelancers graças à oportunidade de trabalhar online.


Freelancer? O que é?

restituição-imposto-de-renda, calculo-do-imposto-de-renda, irpf, calculo-2022

Freelancers são indivíduos autônomos que prestam serviços a empresas ou clientes individuais por um preço definido por eles. Como o freelancer não tem vínculo empregatício e não precisa se comprometer com uma empresa em tempo integral, ele pode trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Carinhosamente chamados de freelancers, esses profissionais construíram uma reputação no mercado por conta própria e fazem carreira prestando serviços a pessoas físicas ou jurídicas. É um modelo de trabalho que está em alta, não só pela onda de demissões no Brasil, mas também por oferecer diversas vantagens aos freelancers.

Leia também: Cartões de crédito | Os 7 melhores com limite alto


Como é a rotina profissional de quem trabalha como freelancer?

Se um freelancer é seu próprio chefe, como ele planeja seu trabalho diário? A autogestão e a motivação para o trabalho falam mais, além disso, esse tipo de atividade profissional possui certas peculiaridades. Listamos alguns pontos importantes!

  • Contratos profissionais

Os freelancers trabalham com contratos profissionais, celebrando acordos com clientes que pagam por seus serviços. Nesse sentido, ele pode assinar um contrato único para realizar um determinado trabalho apenas uma vez, ou prorrogar o contrato quando a parceria durar mais tempo.

  • Busca por clientes

Apesar da maior flexibilidade, a liberdade do freelancer não o isenta de responsabilidade e compromisso com seus clientes. Portanto, é necessário manter o cronograma em dia, respeitar o cronograma que se faz e manter o ambiente de trabalho sempre intacto e propício às atividades.

  • Local de trabalho

O freelancer está intimamente relacionado ao trabalho de casa, mas saiba que ele pode não só trabalhar de casa, mas também profissionalmente. Existem opções alinhadas com as tendências do freelancer, como os ambientes de coworking. São uma espécie de escritório coletivo, completo com bancadas ou estações de trabalho, wi-fi e aquele cafezinho obrigatório.

Leia também: Renda Extra | 5 Ideias para vender em HOME OFFICE | COMECE HOJE 


Quanto ganha quem trabalha como freelancer?

Na verdade, o importante não é perguntar quanto os freelancers ganham, mas sim quanto eles querem ganhar. Como mencionado acima, os profissionais cobram por seus serviços com base na experiência e treinamento, o que faz você ganhar mais ou menos dinheiro. Simplesmente pensar em um valor e colocá-lo em prática provavelmente também não vai adiantar, já que o mercado está repleto de outros profissionais oferecendo seus serviços. Então, se você quer que seu valor suba, descubra seus diferenciais.

Autor: José
Entusiasta das finanças, investidor experiente há 2 anos. Explorou mercados de ações, criptomoedas e tem paixão por compartilhar conhecimento, guiando outros em busca de sucesso financeiro.