Como saber se caí na malha fina, não cometa erros!
Os contribuintes já tem como saber se caíram na malha fina 2022 do Imposto de Renda. Para isso é necessário consultar o status da sua declaração e descobrir qual a pendência. A gente explica o passo a passo para você ficar de bem com o fisco.
Primeiro é preciso entrar no site de atendimento virtual da Receita Federal, chamado de e-CAC, fazer o login, e clicar na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)“.
Na “Processamento”, selecione “Pendências”. Lá você pode verificar se a declaração está dentro da malha fina e também o motivo de estar lá.
Como descobrir se caiu na malha fina?
O estado da sua declaração pode ser verificada visitando ao site de atendimento virtual da Receita, chamado de e-CAC. Para ter acesso ao sistema, você vai precisar de um código de acesso. Você adquirir o código de acesso fornecendo o CPF, data de nascimento e digitando um código gerado pelo computador. Em seguida, vai precisar fornecer o número/recibo das duas últimas declarações, neste caso, 2020 e 2021.
Se não entregou a sua declaração, por favor apresente um número para a sua declaração e o seu cartão de eleitor. Crie uma senha de acesso ao gerar o código. Acesse seu e-CAC usando seu código e senha.
Em seguida, clique no menu “Declarações e Demonstrativos“. Depois vá em “Meu Imposto de Renda” e por fim clique em “Pendências“. Nesta seção, você pode ver se há problemas em aberto e quais são.
Leia também: Declaração de Micro e Pequena Empresa 2022! Modelo de ME-EPP
O que fazer agora que caí na malha fina?
O ideal é você averiguar a situação da declaração logo após a entrega para saber se está tudo nos conformes. Assim, havendo algum erro, a correção pode ser feita tranquilamente pelo sistema, por meio de uma retificação da declaração.
Quando a pessoa não tem o hábito de acessar o sistema e não sabe que está na malha fina, tem a chance dela ser convocada pelo órgão a prestar esclarecimentos. Essa notificação era feita por correio. Agora o processo é todo feito virtualmente.
Você receberá uma mensagem no número de telefone ou endereço de e-mail armazenado em seu número de identificação fiscal notificando que você precisa de esclarecimentos.
Antes da pandemia, era necessário ir até um posto de atendimento para regularizar a situação. Com a chegada do distanciamento social, o contribuinte esclarece e apresenta os documentos escaneados, no site na Receita Federal no e-CAC, na aba de Dossiê Digital de Atendimento – DDA, evitando desse jeito o comparecimento presencial a um posto da Receita Federal.
Caso seja notificado, será multado além do valor devido ao IRS, o que poderá levar a um auto de infração. Quanto mais tempo demorar para resolver a situação, pior será o valor da multa, pois ela será corrigida pela Selic pelo período que você deve. Portanto, recomendamos que você antecipe a notificação e resolva a situação rapidamente.
Leia também: Cronograma de Reembolso do IR 2022: Revisão dos Pagamentos e Pagamentos
Como sair da malha fina?
Se realmente houver algum erro na sua declaração, você pode optar por enviar uma declaração retificadora (caso ainda não tenha sido notificado) ou enviar os documentos referentes ao erro por intermédio do DDA. Estes documentos vão ser averiguados por um auditor.
Caso tenha alguma tributação a mais, o valor será descontado da sua restituição. Se não houver restituição prevista e você ainda estiver devendo algum imposto ao governo, terá que gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e quita-lo o quanto antes.
Contudo, se você tiver averiguado tudo e não houver erro algum, você deverá proceder e enviar os documentos por DDA logo que constatar a pendência no Centro Virtual de Atendimento. O certo a se fazer é sempre agir o mais rápido possível para regularizar a situação.
Leia também: Declaração de Imposto de Renda 2022: Declarações e Devoluções
Por que caí na malha fina?
Isso acontece quando a receita federal confere dados de diversas fontes (empresas, trabalhadores, médicos, outros prestadores de serviço) e acha inconsistências. Se você tem restituição para receber e até o momento não caiu nada na conta, é um sinal de que você pode estar no grupo pego na malha.
Pode ter sido por detalhes bobos. Enganos na hora de preencher a declaração é o que mais acontece, esquecer de um dado ou outro é normal. Porém, por mais bobos que esses pequenos erros podem representar, podem te dar a dor de cabeça de ter que corrigir o problema.
Leia também: Renda Extra | 5 Ideias para vender em HOME OFFICE | COMECE HOJE
Entusiasta das finanças, investidor experiente há 2 anos. Explorou mercados de ações, criptomoedas e tem paixão por compartilhar conhecimento, guiando outros em busca de sucesso financeiro.